quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Quais são suas Metas? Onde você quer chegar?

Você planeja sua vida? Quais as suas metas para este ano? Aonde você quer chegar? Você traçou seus objetivos? Lembre-se de que quando não sabemos onde queremos chegar, todos os caminhos nos levam ao nada. Por isto é de extrema importância que você tenha suas metas estabelecidas. Mas como fazer isto? Devemos anotar as nossas metas a curto, médio e longo prazo. O que você pretende fazer em três meses? Onde você deseja chegar nos próximos seis meses? E para daqui a dois anos? Quais são as suas perspectivas?

As metas são os fatores geradores de superação. Através das metas conseguimos ser melhores do que fomos no dia de ontem.

A partir do estabelecimento de metas temos um referencial para crescermos. Desenvolva o seu plano de metas. Neste planejamento deve constar o que você deseja conquistar e o que deverá fazer para chegar neste objetivo.

Estabeleça um prazo (dia,mês,ano) para a conquista e trabalhe incansavelmente porque nada substitui a determinação na busca por resultados.Tenha sempre o seu planejamento em mãos, porque no meio do caminho, surgirão obstáculos e muitas vezes nos sentiremos incapazes de seguir adiante.

Nesta hora é preciso buscar a motivação para lutar, então, olhe para o seu planejamento e pense em tudo e todos que desejam ver o seu sucesso, pense no caminho percorrido, no tempo e recursos aplicados e dê mais um passo em busca do que você deseja.

Divida sua meta em etapas para que você possa saborear pequenas conquistas ao longo da sua caminhada. Vamos ver alguns exemplos, ok?

Você está pensando em fazer uma faculdade, mas nessa hora começa a pensar no investimento, no tempo dedicado ao passar 4 ou 5 anos no banco da escola, seu objetivo parece uma tarefa árdua. Neste momento é preciso fazer o seu planejamento:Vamos dividir o período de duração do curso em etapas, fazendo com que ao término de cada semestre, você tenha uma etapa concluída.

Desta forma, calcule o investimento para esta fase e coloque o benefício de cursar o ensino superior. Exemplo: Terei melhores oportunidades de emprego; Concorrerei a cargos mais altos em concursos públicos, etc. Ao término desta etapa comemore com um jantar, uma festa, um passeio, ou algo que lhe dê prazer e assim você conseguirá vencer as outras etapas fazendo com que a sua missão torne-se mais suave.

Este planejamento poderá ser aplicado a qualquer objetivo que você tenha na vida: A compra do seu carro; o sonho da casa própria; a preparação para o casamento; a aquisição de um equipamento; a abertura de um negócio, uma viagem, etc.

Muitos projetos fracassam porque as pessoas sofrem por antecipação; As conquistas são feitas de pequenas ações; a cada passo você chega mais perto de seus objetivos.

A cada dia de trabalho árduo você se aproxima do seu sonho. Mantenha o foco sempre no passo seguinte. Leia, releia e concentre-se no seu objetivo. Tenha disciplina.

Bom planejamento e não esqueça me convidar para comemorar a sua conquista!

Até a próxima,

Iranei Lopes
Consultor empresarial, Coach e Palestrante

Nenhum comentário:

Boas Vindas!

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao mais novo blog sobre Empreendedorismo e Gestão.
Deixe seu recado, faça seus comentários.

Abraços,


Quer ser Empresário? Conheça melhor esse caminho!

Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?Nem só de bons momentos vive o empresárioNão é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor.

Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas. Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer.

Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém, deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo:
Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização.

Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação. Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui. Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!

Fonte: SEBRAE