quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

EMPRESÁRIO SOMBRA

‘Programa Empresário Sombra Por Um Dia’

A 5ª edição do programa Empresário Sombra Por Um Dia, da Associação Junior Achievement Amapá possibilita ao aluno passar um dia com o profissional, atuante na área em que ele pretende seguir no mercado de trabalho.

Os empresários e "sombras" estarão juntos, acompanhando os empreendimentos designados, na quinta-feira, 4 de dezembro, à partir das 8h. Os participantes almoçam em confraternização das 12h às 15h, na Bier Haus Churrascaria. No final do dia os estudantes recebem certificados de participação e os profissionais empreendedores receberão homenagens da Associação Junior Achievement Amapá, no auditório da Fecomércio, às 18h.

Segundo a gerente executiva da JA Amapá, Mônica Sousa, o objetivo é possibilitar aos estudantes do 2º ano do ensino médio a oportunidade de conhecer o cotidiano de um profissional empreendedor, acompanhando-o em sua jornada de trabalho. “Os jovens participantes são ex-alunos do programa Miniempresa, que compõem o Núcleo de Ex-Achievers (Nexa)”, disse.

Neste ano, quase triplicou o número de participantes, beneficiando 157 alunos nos mais diversos ramos profissionais, passando por empresas, faculdades, serviços público, militar e judiciário, emissoras de rádio e televisão, e agências bancárias, o que totalizou a participação de 40 empresas envolvidas no programa.

As empresas participantes foram: Faculdade Seama, MPBA, Sebrae, Nutriama, Domestilar, Tropical Center, Monte Casa e Construção, AD Junior, Altair Pereira Imóveis, Center Kennedy, CDL, Sofrio, O Boticário, Palácio dos Esportes, Supermercado Fortaleza, Supermercado Santa Lúcia, ALTV, programa O Troco na Tv, Still Foto, Equipar, Neontec, Arte Brinds, Ibama, Iepa, Auto Posto 3º Milênio, WR3, M2 Comunicação, Lojas 246, Panificadora Pão e Cia, Rede Record, rádio 102 FM, TV Amapá, Produtos Meio do Mundo, Ética Instituto Contábil, Empresarial e Social, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Polícia Militar Ministério Público e Secretaria de Estado do Planejamento.

Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

2 comentários:

Anônimo disse...

Empresário sombra por um dia,foi uma experiência indispesável pra mim e pra todos que tiveram a oportunidade de participar,somos jovens privilegiados por ter participado deste programa que só vem nós enriquecer em experiência.
Bom,agradeço a todos os profissionas que aceitaram participar do programa,principalmente ao profissional que eu acompanhei como sombra,nossa só tenho que dizer obrigada pela anteção,por explicar como é o seu trabalho,por me leva para conhecer o sebrae,pela conversa que não deixou de ser um conselho sobre a profissão que quero seguir,e dizer de coração que gostei muito do seu trabalho,da forma que você trabalha e da vocação que você tem com o que faz.
Ass:Fabiana Marques

Ingrid da Silva Pinto disse...

Eu também já Participei, é bem interessante, lembro que na época acompanhei Jaime Nunes, vale a pena!

Boas Vindas!

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao mais novo blog sobre Empreendedorismo e Gestão.
Deixe seu recado, faça seus comentários.

Abraços,


Quer ser Empresário? Conheça melhor esse caminho!

Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?Nem só de bons momentos vive o empresárioNão é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor.

Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas. Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer.

Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém, deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo:
Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização.

Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação. Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui. Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!

Fonte: SEBRAE