segunda-feira, 15 de agosto de 2016

MEI, ME e EPP são beneficiadas com programa de merenda escolar
O  Sebrae atua de forma conjunta com a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto de Desenvolvimento Rural para desenvolver o Programa Merenda em Foco

Foto Andréa Maciel

Em junho, a Secretaria Estadual de Educação (Seed), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e o Sebrae assinaram o Acordo de Cooperação Técnica objetivando a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Amapá intitulado Merenda em Foco, com a intenção de incluir os pequenos negócios nas compras governamentais realizadas pela Seed. O acordo possibilita ações que fomentem a agricultura familiar e o comércio local, o desenvolvimento local e sustentável, bem como a facilidade na prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Programa Merenda em Foco visa garantir a participação das Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempreendedor Individual (MEI) e dos Agricultores Familiares nos processos licitatórios referentes à aquisição de gêneros alimentícios destinados a alimentação dos alunos matriculados na rede pública estadual. A iniciativa é criada e instituída pelo governo do estado do Amapá em parceira com o Sebrae, Secretaria de Estado de Educação (SEED) e Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP), por meio do Decreto Estadual nº 2623.

O objetivo é desburocratizar, simplificar e consequentemente garantir a participação dos microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e agricultores familiares nos processos de aquisição e fornecimento de gêneros alimentícios utilizados na merenda escolar.

O Sebrae atua na orientação, sensibilização e capacitação dos empresários de ME, EPP, MEI de todos os municípios no Amapá, por meio dos consultores que estão trabalhando intensamente para torná-los aptos a participar das licitações do Programa Merenda em Foco. As capacitações acontecem com agendamentos entre os empresários e os consultores até o dia 2 de setembro.

A cada instituição compete uma função, o Sebrae é encarregado da capacitação e sensibilização dos empreendedores; dar subsídio e apoio técnico na construção do projeto e minutas durante o período de execução do projeto.

Ao Rurap cabe a sensibilização e capacitação dos agricultores familiares para participarem das licitações; realizar melhor distribuição dos agricultores que almejam participar das chamadas públicas e demais atividades pertinentes.

Para a Seed são designadas as funções de informar, orientar e mobilizar os gestores das escolas públicas estaduais sobre a execução do projeto, bem como, a participação nas ações definidas a partir da parceria; impulsionar a participação dos gestores públicos para realização de capacitações e cursos; disponibilizar ferramentas legais para que os diretores das escolas efetuem as aquisições dos gêneros alimentícios oriundos dos pequenos negócios, preferencialmente aqueles que estão localizados no município sede da escola.

Promover uma alimentação saudável, adequada e regional aos alunos, assim como, o desenvolvimento sustentável em âmbito local; e geração de emprego e renda também são metas do programa.

O Programa Merenda em Foco foi instituído e implantado pelo Governo do Estado do Amapá, mediante Decreto estadual nº 2623, de 2 de agosto de 2016.


Fonte: Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

(15/8/2016)

Nenhum comentário:

Boas Vindas!

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao mais novo blog sobre Empreendedorismo e Gestão.
Deixe seu recado, faça seus comentários.

Abraços,


Quer ser Empresário? Conheça melhor esse caminho!

Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?Nem só de bons momentos vive o empresárioNão é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor.

Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas. Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer.

Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém, deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo:
Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização.

Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação. Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui. Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!

Fonte: SEBRAE