sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CARAVANA SEBRAE VALE DO JARI

Caravana Sebrae Itinerante enfrenta desafios naturais para capacitar no Vale do Jari

Entre as adversidades para o deslocamento da equipe técnica ao município de Laranjal do Jari está a travessia de aproximadamente 42 pontes, sendo que algumas são submersas, estrada sem asfalto com abismos e floresta fechada

No período de 29 a 31 de outubro, o Sebrae capacita empresários e donos de pequenos negócios em Laranjal do Jari. Distante da capital, Macapá, 264 km, o objetivo da Caravana é levar conhecimento de gestão de negócios, disseminando a cultura do empreendorismo.

A Caravana Sebrae Itinerante faz parte do projeto Revolução do Atendimento e visa qualificar o público empresarial em cem por cento dos municípios do Amapá. Por se tratar de um estado da Região Norte, portanto, localizado no meio da Floresta Amazônica, vários desafios naturais são enfrentados a cada planejamento de capacitação.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Individual, Karina Brito, a Caravana Sebrae tem a finalidade de atender as demandas dos dezesseis municípios do Estado. “Nesta ocasião acontecem palestras gerenciais, oficinas de Customização de Jeans, de Unhas Decoradas, de Garrafas Pet, cursos de Relações Humanas, Inclusão Digital, consultorias empresariais e clínicas tecnológicas (palestras)”, disse.

Fazem parte da equipe os técnicos Cynthia Pereira (coordenação), Denyse Quintas (cobertura jornalística), Erick Leal (palestrante e consultor), Kelly Beatriz (curso de Inclusão Digital), Nelma Pires (curso de Atendimento ao Cliente) e Allyne Carla Santos (coordenação das clínicas tecnológicas).

“Na Caravana Sebrae Itinerante teremos a oportunidade, também, de divulgar a I Feira Agroextrativista do Jari (Expovale Jari), que ocorrerá no período de 3 a 7 de dezembro, no Parque da Acrivajem, com destaque ao agroextrativismo, as ações de governo no setor produtivo na região, o comércio, a indústria e a cultura local”, declarou a coordenadora da Caravana, Cynthia Pereira, informando que a feira é uma realização do Governo do Amapá, Sebrae e Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari


Assessoria de Comunicação SEBRAE AMAPÁ

Nenhum comentário:

Boas Vindas!

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao mais novo blog sobre Empreendedorismo e Gestão.
Deixe seu recado, faça seus comentários.

Abraços,


Quer ser Empresário? Conheça melhor esse caminho!

Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?Nem só de bons momentos vive o empresárioNão é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor.

Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas. Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer.

Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém, deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo:
Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização.

Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação. Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui. Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!

Fonte: SEBRAE