quinta-feira, 23 de outubro de 2008

GERAÇÃO "X"

O que é Geração X?
A Geração X, carrega o fardo de ter crescido durante o florescimento do Downsizing corporativo o qual girava em torno da segurança no emprego.
A Geração X são jovens que nasceram entre 1965 e 1977 e totalizam 40 milhões de pessoas.

Embora pareçam ser generalidades, elas podem ser bastante úteis quando for trabalhar com pessoas da Geração X, entre 20 a 30 anos. Dicas para Gerenciar a Geração X:
1.Gosta de variedades e de não de fazer as mesmas coisas todo dia.
2.Trabalhar não é prioridade número 1 para ela.
3. Suas metas de carreira é dirigida a novos desafios e oportunidades. Dinheiro é importante para elas, mas não se prender a ele, é tudo.
4. Acredita que a melhor maneira de garantir-se no serviço é o crescimento, aprendizado e adicionar novas habilidades, estas são as prioridades máximas.
5. Tem tremenda sede por conhecimento.
6. Quer serviços calmos, divertidos e satisfatórios.
7. Não gostam dos Baby Boomers que geralmente preferem trabalhar independentemente.
8. A Geração X gosta de trabalhar num ambiente de equipe.
9. Gosta de aprender em vez de tentativas e erros.
10. É autoconfiante e possui espírito empreendedor.
11. Desafia freqüentemente o status quo, sempre olhando para uma maneira melhor.
12. A Geração X gosta mais de dar feedback à comunidade do que apenas trabalho.
13. Quer feedback regular e freqüentes sobre o desempenho de seu trabalho.
14. Está apta em estabelecer maneiras de desafios de como fazer as coisas, razão porque há sempre melhores maneiras.
15. Melhoria na carreira é uma balança que mescla vida e trabalho.
16. A Geração X masculina tende a ser orientada para a família e interessada na ausência paterna, como a Geração X feminina.

Qual é a minha Geração?
Em 1999, houve uma ruptura na força de trabalho nos Estados Unidos por geração, conforme é demonstrado no quadro abaixo:

MODALIDADES DE GERAÇÕES
BABY BOOMERS (nascidos entre 1942-62)
60,5 milhões de pessoas

CUSPERS (nascidos entre 1963-1964)
6,5 milhões de pessoas

GERAÇÃO X (nascidos entre 1965-77)
40 milhões de pessoas

GERAÇÃO Y (nascidos entre 1978-83)
12 milhões de pessoas

Qual o papel do Gestor de Recursos Humanos junto a Geração X?
O papel dos Gerentes de Recursos Humanos é de fundamental importância para lidar com os anseios e vontades da Geração X. Os gestores que puderem identificar mais facilmente os diferentes fatores motivacionais que variam de geração para geração, estarão bem mais equipados e preparados para recrutar e reter os melhores candidatos e talentos.

Como fatores motivacionais eles deverão: desenvolver programas de incentivos que motivem a produtividade e bons comportamentos, promover um maior envolvimento deles nos processos de tomada de decisões, diminuir o tempo para recompensar talentos, procurar um balanço entre estilo de vida e de trabalho para controlar a sua criatividade, proporcionar treinamento adequado e reforçar a relação entre gerentes e empregados.

Qual o Futuro da Geração X?
O futuro da Geração X é trabalhar com mais independência. Os empregadores terão que acomodar o trabalho e mudança no estilo de vida em função das gerações jovens para poder reter talentos. A Geração X, está mais interessada em trabalhar com liberdade, flexibilidade e criatividade do que somente por dinheiro, ela está também focada na recompensa menos tangíveis em longo prazo como oportunidade de posse do que em curto prazo como bônus em dinheiro.

Em resumo, o que pode ser fator importante para gerações anteriores, pode não ser tão importante para a Geração X. Os valores, culturas e critérios são outros, que precisam ser entendidos e moldados pelos gestores das empresas.

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Quer ser Empresário? Conheça melhor esse caminho!

Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?Nem só de bons momentos vive o empresárioNão é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor.

Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas. Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer.

Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém, deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo:
Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização.

Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação. Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui. Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!

Fonte: SEBRAE