quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OS 10 MANDAMENTOS DA SAÚDE DE UM NEGÓCIO

Os 10 mandamentos elencados pelo Sebrae relativos à melhoria da gestão, da omitização de custos e do relacionamento com o cliente desenvolvidos pela entidade:

1. Inove sempre
É preciso que o empreendedor tenha novidades que mantenham sempre a clientela interessada em seu produto ou serviço. Buscar inovações não se refere somente ao atendimento ao cliente, mas também a formas criativas de reduzir custos de produção, para manter o preço atrativo.

2. Monitore a concorrência
As boas idéias também podem estar no vizinho. É sempre importante saber o que a concorrência está fazendo em atendimento ao cliente, promoções e preços. Navegar no site ou visitar a loja do concorrente é sempre uma boa idéia.

3. Não tenha medo da informática
Não vale a pena perder tempo fazendo manualmente o que um computador pode fazer muito mais rápido. Use o seu tempo para pensar em estratégias e deixe a contabilidade, os estoques e o cadastro de clientes para softwares específicos.

4. Invista em treinamento
Atualize-se e certifique-se de que seus funcionários saibam muito bem quais são seus objetivos para o negócio. Cursos de venda, de gestão e de aprimoramento da qualidade podem ser boas ferramentas para motivar a equipe.

5. Preste um bom serviço
A propaganda boca-a-boca é essencial para que um negócio prospere. Por isso, garanta que seu produto ou serviço satisfaça seus consumidores. Uma caixa de sugestões e um programa de fidelidade podem revelar o que seu freguês realmente quer.

6. Evite fazer estoques
É importante que o empresário saiba qual é a quantidade de matéria-prima que precisa para sua operação. A partir disso, poderá manter estoques mínimos e negociar bons prazos e preços com os fornecedores, atendendo bem os consumidores sem desperdícios.

7. Mantenha os olhos abertos
Uma oportunidade de crescimento pode "morar" ao lado. Por isso, não se feche dentro do próprio negócio e mantenha-se atualizado sobre as novas tendências em seu setor. Fique atento para não deixar de perceber, por exemplo, que uma cidade vizinha pode estar precisando de seus produtos.

8. O governo é um bom cliente
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em 2006, prevê benefícios para os pequenos empreendedores nas compras do governo. Por isso, fique atento aos editais de compra governamental, especialmente os de prefeituras.

9. Olhe para cima
Uma boa alternativa para a pequena empresa é uma parceria com uma companhia maior. O pequeno negócio pode ser responsável por um elo da cadeia produtiva: por exemplo, há pequenas empresas que fazem a estamparia das camisetas vendidas em grandes magazines.

10. Imagem é tudo
Instalações físicas limpas e bem conservadas, funcionários bem treinados e equipamentos bem cuidados fazem o ambiente de seu negócio parecer mais profissional. Por isso, garanta que a pintura e a limpeza do "cartão de visitas" de sua empresa, seja ela uma loja ou um escritório, esteja sempre em dia.

Fonte: www.andrespinola.com.br

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Quer ser Empresário? Conheça melhor esse caminho!

Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?Nem só de bons momentos vive o empresárioNão é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor.

Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas. Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer.

Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém, deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo:
Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização.

Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação. Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui. Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!

Fonte: SEBRAE